🔥 NOVA TESE

STF, Tema 1396
Exigência da Fazenda Pública de indicar o valor devido em cumprimento de sentença nos Juizados de Fazenda Pública.
Tese: 1. É possível exigir da Fazenda Pública a apresentação de documentos e cálculos para o início de cumprimento de sentença nos juizados especiais, nos termos da ADPF 219; 2. É fática a controvérsia sobre a hipossuficiência da parte credora para atribuição à Fazenda Pública do ônus de apresentação de documentos para início de execução de sentença em Juizados Especiais.
MINISTRO PRESIDENTE, ARE 1528097 (Acórdão de mérito publicado).
 


🚍 TESES A CAMINHO

enlightenedNo tema 1399, o STF irá tratar do prazo prescricional de um ano do art. 14 da Medida Provisória nº 1.039/2021 para os pedidos de auxílio emergencial.
MINISTRO PRESIDENTE, RE 1517308 (Analisada Preliminar de Repercussão Geral). 

enlightenedNo tema 1348, o STJ irá definir a legislação aplicável para situações de rescisão de contratos de compra e venda de imóveis garantidos por alienação fiduciária, na eventualidade de desistência do adquirente, sem que tenha havido a sua constituição em mora.
SEGUNDA SEÇÃO. Situação: Afetado.

enlightenedNo tema 1347, o STJ irá definir se é necessária a prévia oitiva da pessoa apenada para que lhe seja imposta a suspensão cautelar (regressão provisória) do regime prisional mais favorável quando constatado o possível cometimento de falta disciplinar grave ou de fato definido como crime doloso.
TERCEIRA SEÇÃO. Situação: Afetado.


📎 JULGADOS DE INTERESSE

📌 ADPF 165

STF declarou a constitucionalidade dos planos econômicos Bresser, Verão, Collor I e Collor II e prorrogou, por mais 24 meses, a possibilidade de adesão ao acordo coletivo firmado entre associações de instituições financeiras e de poupadores para o recebimento de diferenças de correção monetária em depósitos de poupança (expurgos inflacionários). A decisão também estabelece que os responsáveis pelo acordo coletivo devem fazer o possível para que mais poupadores optem pela adesão dentro do prazo estabelecido. CONTEXTO: os planos econômicos foram editados em um cenário de hiperinflação no Brasil; os acordos tiveram mais de 326 mil adesões e resultaram em pagamentos superiores a R$ 5 bilhões. FUNDAMENTO: os planos econômicos Bresser, Verão, Collor I e Collor II foram medidas legítimas de política econômica destinadas a preservar a ordem monetária; a homologação do acordo coletivo entre instituições financeiras e entidades representativas de poupadores é eficaz para solucionar demandas individuais e coletivas relativas aos expurgos inflacionários, sem necessidade de manifestação individual de todos os interessados; a Constituição Federal considera legítima e eficaz a autocomposição como método de resolução de conflitos complexos e estruturais.

📌 ADI 6887 e ADI 6918

STF validou norma de São Paulo que criou cargos comissionados para atividades de transporte e segurança no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) e declarou inconstitucionais trechos de uma lei de Goiás que instituiu uma modalidade de cargos em extinção comissionados no Tribunal de Contas do estado (TCE-GO), para atividades técnicas e operacionais e sem especificar suas atribuições. FUNDAMENTO (São Paulo): a norma é constitucional por envolver atividades que requerem um vínculo de confiança e, por isso, podem ser contratadas como cargos comissionados; o cargo do TCE-SP é de seguranças que também atuam como motoristas dos conselheiros, que além de terem porte de arma, são responsáveis pelos deslocamentos das autoridades e por acompanhamento em viagens. FUNDAMENTO (Goiás): o cargo em questão deveria ter sido preenchido por meio de concurso público e, por não envolverem funções de chefia, direção ou assessoramento, não poderiam ser enquadrados como comissionados.

📌 ADI 7677

STF confirmou a validade de uma regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impede o candidato de obter a certidão de quitação eleitoral até o fim da legislatura se não prestar contas de campanha dentro do prazo. Sem a certidão, não é possível registrar a candidatura para a eleição posterior. FUNDAMENTO: a medida é legítima e proporcional ao dever de prestar contas e não cria nova hipótese de inelegibilidade; a regra está dentro das atribuições da Justiça Eleitoral; a prestação de contas legitima o processo eleitoral, evitando abuso de poder econômico, caixa dois e desvio de recursos públicos, entre outras irregularidades; a reprovação das contas de candidatos que cumpram o prazo não impede o registro de candidatura para a legislatura seguinte; não seria razoável tratar da mesma forma os que cumpriram regularmente a obrigação e os que perderam o prazo.


🎯 ASSUNTO DA SEMANA

ARBITRAGEM
Destaques de súmulas e teses sobre a matéria

STJ, SÚMULA 485. A Lei de Arbitragem aplica-se aos contratos que contenham cláusula arbitral, ainda que celebrados antes da sua edição.

Para o estudo completo de súmulas e teses acerca do assunto destacado neste número da newsletter, clique aqui.
 


Nota: Esta é a edição número 81 da newsletter do Teses & Súmulas, com nova tese, temas afetados e julgados importantes do STF em ADI e ADPF. O estudo da semana trata de "ARBITRAGEM". Boa atualização!

  • Link de inscrição, para compartilhamento: link da newsletter
  • Números anteriores:  newsletters passadas
  • Pesquisa de Teses e Súmulas: site T&S
  • Meus cursos: Mestre Livre
  • Quer se comunicar comigo, com críticas, sugestões, elogios ou qualquer outra observação? Basta responder a este email.

Mauro Lopes

Newsletter T&S #81
26/05/2025

ATENÇÃO: os conteúdos desta newsletter e do site tesesesumulas.com.br são puramente informativos e não substituem as fontes e os repositórios oficiais de jurisprudência, que devem ser sempre consultados.

Cancelar inscriçãoVersão web

Rua Professor Abelardo Lobo, 74, Rio de Janeiro, RJ, 22470-240