­čöą NOVAS TESES VINCULANTES

STF, TEMA 982
Discussão relativa à constitucionalidade do procedimento de execução extrajudicial nos contratos de mútuo com alienação fiduciária de imóvel, pelo Sistema Financeiro Imobiliário - SFI, conforme previsto na Lei n. 9.514/1997.
Tese: É constitucional o procedimento da Lei nº 9.514/1997 para a execução extrajudicial da cláusula de alienação fiduciária em garantia, haja vista sua compatibilidade com as garantias processuais previstas na Constituição Federal.
RE 860631, LUIZ FUX, julgado em 26/10/2023.

STJ, Tema 1205
Definir se a restituição imediata e integral do bem furtado constitui, por si só, motivo suficiente para a incidência do princípio da insignificância.
Tese: A restituição imediata e integral do bem furtado não constitui, por si só, motivo suficiente para a incidência do princípio da insignificância.
TERCEIRA SEÇÃO, situação: Acórdão Publicado.

­čÜŹ TESES A CAMINHO
Seleção de temas relevantes

enlightened No tema 1280, o STF tratará da exigibilidade do PIS/COFINS em face das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), tendo presentes a Lei 9.718/1998 e o conceito de faturamento, considerando-se a redação original do art. 195, I, da Constituição Federal (RE 722528, DIAS TOFFOLI).

enlightened No tema 1276, o STF vai decidir sobre a possibilidade de , em decorrência da autotutela administrativa, efetivar-se a supressão de vantagem pessoal, de trato sucessivo, incorporada por erro da Administração aos proventos de servidora pública há mais de cinco anos (RE 1419890, NUNES MARQUES).

enlightened No tema 1274, o STF abordará a constitucionalidade da incidência de contribuição previdenciária a cargo da empregada sobre o salário-maternidade pago pela Previdência Social (RE 1455643, CÁRMEN LÚCIA).

enlightenedNo tema 1216, o STJ irá julgar a possibilidade de aplicação do instituto da consunção com o fim de reconhecer a absorção do crime de conduzir veículo automotor sem a devida permissão para dirigir ou sem habilitação (art. 309 do CTB) pelo crime de embriaguez ao volante (art. 306 do CTB) (TERCEIRA SEÇÃO. Situação: Afetado).

enlightenedNo tema 1215, o STJ vai discutir se nos crimes praticados contra a dignidade sexual configura bis in idem a aplicação simultânea da agravante genérica do art. 61, II, f, do Código Penal ( cometer o crime com abuso de autoridade ou prevalecendo-se de relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade, ou com violência contra a mulher na forma da lei específica ) e a majorante específica do art. 226, II, do Código Penal ( aumento de pena se o agente é ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima ou por qualquer outro título tiver autoridade sobre ela ) (TERCEIRA SEÇÃO. Situação: Afetado).

enlightenedNo tema 1214, o STJ vai definir se há obrigatoriedade ou não de redução proporcional da pena-base quando o tribunal de segunda instância, em recurso exclusivo da defesa, afastar circunstância judicial negativa reconhecida na sentença (TERCEIRA SEÇÃO. Situação: Afetado).

­čÄ» ASSUNTO DA SEMANA

Dano Moral
Destaques de súmulas e teses sobre a matéria

STF, TEMA 1240. Conflito entre o Co╠üdigo de Defesa do Consumidor e a Convenc╠ža╠âo de Varso╠üvia, no que diz com a reparac╠ža╠âo por dano moral decorrente da ma╠ü prestac╠ža╠âo de servic╠žo de transporte ae╠üreo internacional.
Tese: Não se aplicam as Convenções de Varsóvia e Montreal às hipóteses de danos extrapatrimoniais decorrentes de contrato de transporte aéreo internacional.

STF, TEMA 562. Indenizac╠ža╠âo por dano moral decorrente de declarac╠žo╠âes pu╠üblicas, supostamente ofensivas a╠Ç honra, proferidas por Ministro de Estado no a╠émbito de sua atuac╠ža╠âo.
Tese: Ante conflito entre a liberdade de expressão de agente político, na defesa da coisa pública, e honra de terceiro, há de prevalecer o interesse coletivo.

STF, TEMA 365. Responsabilidade do Estado por danos morais decorrentes de superlotac╠ža╠âo carcera╠üria.
Tese: Considerando que é dever do Estado, imposto pelo sistema normativo, manter em seus presídios os padrões mínimos de humanidade previstos no ordenamento jurídico, é de sua responsabilidade, nos termos do art. 37, § 6º, da Constituição, a obrigação de ressarcir os danos, inclusive morais, comprovadamente causados aos detentos em decorrência da falta ou insuficiência das condições legais de encarceramento.

STJ, Súmula 642. O direito à indenização por danos morais transmite-se com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir a ação indenizatória.

STJ, Súmula 624. É possível cumular a indenização do dano moral com a reparação econômica da Lei n. 10.559/2002 (Lei da Anistia Política).

STJ, Súmula 388. A simples devolução indevida de cheque caracteriza dano moral.

STJ, Súmula 387. É lícita a cumulação das indenizações de dano estético e dano moral.

STJ, Súmula 385. Da anotação irregular em cadastro de proteção ao crédito, não cabe indenização por dano moral, quando preexistente legítima inscrição, ressalvado o direito ao cancelamento.

STJ, Súmula 370. Caracteriza dano moral a apresentação antecipada de cheque pré-datado.

STJ, Súmula 362. A correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento.

STJ, Súmula 326. Na ação de indenização por dano moral, a condenação em montante inferior ao postulado na inicial não implica sucumbência recíproca.

STJ, Súmula 281. A indenização por dano moral não está sujeita à tarifação prevista na Lei de Imprensa.

STJ, Súmula 227. A pessoa jurídica pode sofrer dano moral.

STJ, Súmula 37. São cumuláveis as indenizações por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato.

STJ, TEMA 1078. Definir se o atraso na baixa de gravame de alienação fiduciária no registro de veículo automotor por parte de instituição financeira configura dano moral in re ipsa.
Tese: O atraso, por parte de instituição financeira, na baixa de gravame de alienação fiduciária no registro de veículo não caracteriza, por si só, dano moral in re ipsa.

STJ, TEMA 983. Reparação de natureza cível por ocasião da prolação da sentença condenatória nos casos de violência cometida contra mulher praticados no âmbito doméstico e familiar (dano moral).
Tese: Nos casos de violência contra a mulher praticados no âmbito doméstico e familiar, é possível a fixação de valor mínimo indenizatório a título de dano moral, desde que haja pedido expresso da acusação ou da parte ofendida, ainda que não especificada a quantia, e independentemente de instrução probatória..

STJ, TEMA 922. Discute-se a "ocorrência de dano moral indenizável na hipótese de inscrição em cadastro de inadimplentes com base em dívida inexistente, quando preexistente legítima inscrição anterior".
Tese: A inscrição indevida comandada pelo credor em cadastro de inadimplentes, quando preexistente legítima anotação, não enseja indenização por dano moral, ressalvado o direito ao cancelamento. Inteligência da Súmula 385/STJ.

STJ, TEMA 459. Questão referente à possibilidade de a parte autora interpor recurso adesivo de decisão que, em pedido de indenização por danos morais, fixa o valor da condenação em patamar inferior ao pleiteado.
Tese: O recurso adesivo pode ser interposto pelo autor da demanda indenizatória, julgada procedente, quando arbitrado, a título de danos morais, valor inferior ao que era almejado, uma vez configurado o interesse recursal do demandante em ver majorada a condenação, hipótese caracterizadora de sucumbência material.

STJ, TEMA 440. Discute o termo inicial da incidência dos juros moratórios para a reparação a título de danos morais e materias decorrentes de acidente ambiental. Tese: Os juros moratórios incidem a partir da data do fato, no tocante aos valores devidos a título de dano material e moral.

STJ, TEMA 370. Questão referente à incidência ou não do imposto sobre a renda em relação às verbas decorrentes de indenização por dano moral.
Tese: Não incide Imposto de Renda sobre verba percebida a título de dano moral.

TST, Súmula 439. Nas condenações por dano moral, a atualização monetária é devida a partir da data da decisão de arbitramento ou de alteração do valor. Os juros incidem desde o ajuizamento da ação, nos termos do art. 883 da CLT.

TST, Súmula 392. Nos termos do art. 114, inc. VI, da Constituição da República, a Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar ações de indenização por dano moral e material, decorrentes da relação de trabalho, inclusive as oriundas de acidente de trabalho e doenças a ele equiparadas, ainda que propostas pelos dependentes ou sucessores do trabalhador falecido.

TNU, TEMA 243. I) a espera em fila de banco por tempo superior ao previsto na legislação local não configura, por si só, dano moral in re ipsa; II) é cabível indenização por danos morais fundada na espera em fila de banco quando a demora for excessivamente longa ou quando estiver associada a outros constrangimentos capazes de abalar a honra do autor ou causar-lhe situação de dor, sofrimento ou humilhação.

TNU, TEMA 185. O extravio pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) de correspondência ou encomenda registradas, e sem a demonstração de quaisquer das excludentes de responsabilidade, acarreta dano moral in se ipsa.

Para o estudo completo de súmulas e teses acerca do assunto destacado nesse número da newsletter, clique aqui

Nota: Chegamos ao segundo número da newsletter do Teses & Súmulas, site agregador da jurisprudência vinculante dos tribunais superiores. Continuo atento ao seu feedback, que pode ser enviado em resposta a este email. Novamente agradeço pela confiança. Já somos uma comunidade de quase 400 atores jurídicos interessados em jurisprudência contemporânea. 

Compartilhe o link de inscrição, para que mais pessoas se juntem a nós. Aqui está ele: link da newsletter

Mauro Lopes

Newsletter T&S #2
30/10/2023

ATENÇÃO: os conteúdos desta newsletter e do site tesesesumulas.com.br são puramente informativos e não substituem as fontes e os repositórios oficiais de jurisprudência, que devem ser sempre consultados.

Cancelar inscriçãoVersão web

Rua Professor Abelardo Lobo, 74, Rio de Janeiro, RJ, 22470-240